segunda-feira, 14 de maio de 2012

Fernando Fernandes encara desafio de canoagem

Ex-BBB chega bem perto do limite físico e percorre 55km em 6h15m: ‘O caiaque é como as minhas pernas. Quando estou remando me sinto livre’

Foi sobre as águas que o ex-BBB Fernando Fernandes redescobriu o amor pelo esporte. Após o acidente de carro, em 2009, que o deixou paraplégico, o modelo conheceu a paracanoagem durante a reabilitação. Fernando se dedicou ao novo esporte, se sagrou bicampeão mundial e hoje é referência nas provas de velocidade.
Competitivo por natureza, Fernando aceitou encarar um desafio dentro do seu esporte, mas que foje às características do seu treinamento: uma maratona de canoagem no Rio São Francisco. A prova o levou bem perto do seu limite físico, mas ele não desistiu e completou os 55km em 6h15.
- Tinha hora ali que eu já não estava aguentando. Nessas horas, quem conseguir usar a sua eficiência é quem vai conseguir quebrar as barreiras e desafiar o que as pessoas chamam de limite – ensinou Fernando Fernandes, que desenvolveu uma relação estreita com o seu instrumento de competição.
- O caiaque é como as minhas pernas. Eu falo que o remo é o prolongamento dos meus braços. A hora que eu estou ali, eu me sinto uma pessoa livre para ir a onde eu quiser – disse o atleta.

A maratona no rio São Francisco

Um trecho belíssimo do rio São Francisco, todo margeado por canions, serviu de cenário para a prova. O ponto de partida da maratona de canoagem foi a cidade baiana de Paulo Afonso, bem próximo à divisa com o estado de Alagoas.
Fernando Fernandes, que competiu no ano passado na categoria turismo (8 km), este ano resolveu se aventurar na categoria Maratona. Com um detalhe: ele nunca havia remado uma distância sequer próxima aos 55km que viriam pela frente.
- Isso é querer vencer os limites, os medos, os obstáculos. É querer vencer na vida. A beleza do esporte é que ele é democrático. No momento de dificuldade, de dor, não há diferença nenhuma, estão todos juntos no mesmo buraco, no mesmo perrengue – destacou o ex-BBB.
Ao final da prova, restaram bolhas e calos nas mãos de Fernando. E a certeza de que ele segue em busca do seu próprio limite.
Continue acompanhando as aventuras do nosso desbravador dos esportes adaptados no Desafio Sem Limite.



terça-feira, 1 de maio de 2012

Calçadas do Brasil

Calçadas do Brasil é uma iniciativa do portal Mobilize Brasil para estimular a melhoria das condições de mobilidade para pedestres nas cidades do país. O objetivo é chamar a atenção da opinião publica para o problema da má qualidade, falta de manutenção, ou ausência das calçadas no país, e estimular as pessoas a denunciar os problemas em suas cidades e pressionar autoridades.
Alguns pensadores afirmam que se pode medir o nível de civilização de um povo pela qualidade das calçadas de suas cidades. E há quem diga que a qualidade das calçadas públicas é melhor indicador de desenvolvimento humano do que o próprio IDH.
Afinal, as cidades são feitas para pessoas, seres humanos que primordialmente caminham. A necessidade de calçadas de qualidade vale para jovens, adultos e também para crianças, idosos e pessoas com deficiência física, que demandam pavimentos bem nivelados, sem buracos, e dotados de rampas de acesso para cadeiras de rodas.
Calçadas devem ser suficientemente largas e, sempre que possível, protegidas por arborização para conforto de quem anda sob o sol. E bem iluminadas, para quem caminha à noite. E ainda, devem ser complementadas por faixas de segurança, equipamento básico para a travessia segura das ruas. Além disso, semáforos especiais, placas de sinalização e outros equipamentos de segurança podem ser necessários nas vias de maior movimento.
Mobilize Brasil para estimular a melhoria das condições de mobilidade para pedestres nas cidades do país. O objetivo é chamar a atenção da opinião publica para o problema da má qualidade, falta de manutenção, ou ausência das calçadas no país, e estimular as pessoas a denunciar os problemas em suas cidades e pressionar autoridades.

Links da campanha:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...