terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Esgrima em cadeira de rodas


Cadeirantes superam limitações e encontram qualidade de vida e autoestima na prática da modalidade. Clube, que não cobra pelas aulas nem pelos equipamentos, procura mais alunos.
Histórias diferentes e destinos parecidos levaram um grupo de cadeirantes a se reunir e formar a equipe de esgrima em Belo Horizonte. Roupas apropriadas, espadas e as adaptações para o uso das cadeiras de rodas dão ao Barroca Tênis Clube, em parceria com o programa Superar, da prefeitura, um ar de rivalidade, mas com diversão e, ao mesmo tempo, seriedade.

O time é o mesmo desde a criação, em fevereiro do ano passado, e os competidores já foram premiados em torneios fora da capital mineira.
“O mais importante é a coordenação, a precisão, o convívio social com o esporte, que faz falta para todas as pessoas”, explica Kléber Castro, educador físico. São cinco esgrimistas em diferentes categorias, divididas entre A, B e C, de acordo com a lesão medular.
O fisioterapeuta Marcos Antônio Ferreira, de 32 anos, tetraplégico há quatro, tem a C, considerada mais grave. Sempre esportista, em uma de suas aventuras ele sofreu o acidente. A volta por cima veio com o rúgbi. Hoje se completa com a esgrima. “A qualidade de vida atual é muito melhor. É incomparável. Com força e destreza nos movimentos, consigo fazer muitas coisas do dia a dia.”
Um acidente de carro em 1995 deixou Gustavo Henrique de Araújo, de 35 anos, paraplégico. O esporte sempre foi muito presente em sua vida, porém, nos últimos 16 anos, ele mudou de forma positiva a maneira de encarar as competições. “Logo que retomei o contato, o esporte voltou a ser o que sempre foi.” Há oito anos jogando tênis para cadeirantes e há nove meses praticando esgrima, Gustavo acredita que a atividade é uma forma de aumentar a autoestima e a força física. “A gente vê o que consegue fazer apesar das limitações.”
Triatleta, Márcio Silveira Neves, de 35 anos, praticava ciclismo em torno da Lagoa da Pampulha quando um motorista embriagado atropelou toda a equipe. Paraplégico há três anos e meio, Márcio usa cadeira de rodas. “Não conhecia esporte adaptado. Quando passa a fazer parte do nosso contexto, a gente começa a se interessar.” Ele, que nunca gostou de futebol e outras modalidades com bola, viu na esgrima uma forma de superar o ocorrido. “Eu a tenho como a melhor medicação de que faço uso hoje. É se tornar competidor novamente, porque a própria cadeira já é uma competição diária.”
Thiago de Jésus Alves, de 28 anos, nasceu com má-formação na coluna. Desde cedo se locomove com cadeira de rodas. Durante a vida, fez muita fisioterapia, mas pela primeira vez pratica esportes. “É mais agradável do que a fisioterapia”, brinca. A esgrima foi a iniciação de uma vida mais saudável, pois antes sua rotina era trabalho, escola, casa. O esporte e a convivência com outros esgrimistas elevaram sua autoestima. Hoje ele até faz regime e já perdeu peso com os novos hábitos.

TREINAMENTO.
Todos esses atletas estão juntos há 11 meses, praticando a modalidade de segunda a quinta-feira, a partir das 20h. Para Carlos Moreira, coordenador da sala de esgrima, a maior dificuldade é atingir esse público, apesar do espaço e do know-how. Além das competições entre cadeirantes, eles podem encarar disputas mistas, em meio a andantes. “A gente queria essa convivência. É um passo importante na integração social, porque muitos vêm de uma experiência traumática.”
O principal ganho é na qualidade de vida. “Eles usam o braço para atacar e se defender. Envolve estratégia, performance e o psicológico”, diz o coordenador. E o principal é não ter diferença entre atletas que andam e que não andam. “Isso é algo normal, é adaptado para eles, mas o tratamento é o mesmo para qualquer praticante da esgrima”, explica Kléber Castro.
Nas aulas, até 10 cadeirantes podem treinar. Hoje apenas cinco vagas estão ocupadas. As outras estão em aberto e o investimento para praticar é zero. “O preço é a dedicação”, afirma Kléber. Além de não haver mensalidade, o equipamento não precisa ser comprado, os professores o emprestam. Informações no www.esgrimabtc.com.br.
Como praticar.
A competição segue a mesma lógica da esgrima convencional e o objetivo é atingir o corpo do adversário. A principal diferença é que os praticantes têm a cadeira fixada no solo. A cada toque um ponto é marcado eletronicamente pelos sensores na ponta da espada ou do florete, armas usadas pelos cadeirantes no Brasil – na esgrima convencional, também se usa o sabre. Na modalidade de espada, os toques devem ser feitos da cintura para cima, em vez do corpo todo. Já no florete pode-se atingir apenas o dorso.
Quando alguém pontua, a luz que representa quem o marcou se acende. A disputa pode durar três tempos de três minutos ou o máximo de 15 pontos na etapa eliminatória e três minutos ou cinco pontos na classificatória. As roupas adequadas são máscara metálica, luva na mão armada e uniforme completo para evitar ferimentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...